Quando conseguimos ver no espelho uma garota cheia de qualidades é sinal de que nosso amor-próprio vai muito bem. Porém, basta enxergar mil problemas e está feita a confusão: nesse caso, a auto-estima precisa de uma injeção de ânimo. Infelizmente, a maioria das meninas faz parte da turma das não muito contentes assim. “Na adolescência, o corpo muda muito rápido. Para ajudar, os jovens são cobrados demais: pela escola, pelos amigos, pela família. E é difícil mesmo manter as emoções sob controle. É natural ter um certo medo de crescer”, diz a psicóloga Márcia Ferreira. Como conseqüência, começamos a achar que não vamos dar conta, pinta o desânimo, a tristeza e a frustração. Para passar longe disso, vale a pena se esforçar para aprender a cuidar dessa pessoa tão importante e especial: você!
1. Tente descobrir seu lado mais bonito.
Já reparou como temos um ângulo que fotografamos melhor? Com as coisas que estão dentro da gente, funciona do mesmo jeito. Assim como um nariz pontudo, também temos um orgulho bobo, uma timidez que nos deixa meio paralisadas às vezes. Mas tente “tirar uma foto” de si mesma sem que esses “defeitos” fiquem em evidência. Perceba as boas lições que já aprendeu, as amizades que fez, as vitórias que alcançou – por menores que sejam. Nada aconteceu por acaso e, sim, porque você tornou possível.
2. Aceite seu jeito de ser.
Você até pode – e deve – mudar o cabelo se ele estiver incomodando. Os tratamentos de beleza estão aí pra isso mesmo. Também dá para melhorar aquela mania de querer que a sua vontade seja feita sempre ou outra mania qualquer. Mas é legal saber que nem tudo pode ser modificado e algumas coisas até mudam, porém, levam tempo. Foque no que lhe faz bem e esqueça o resto.
3. Esqueça as comparações.
Tudo bem admirar as qualidades das outras pessoas e querer copiar as coisas boas, mas nem sempre o caminho escolhido por uma pessoa que a gente curte é o que vai nos fazer felizes. Por isso, o mais importante é saber o que você deseja. Tenha a coragem de decidir seu próprio destino, baseando-se nos seus valores e nas suas vontades. Que tal olhar mais para dentro de si mesma.
4. Comemore as pequenas vitórias.
Conseguiu conversar com a sua mãe em vez de brigar e ainda a convenceu de deixá-la sair? Foi bem na prova daquela matéria difícil? Pediu desculpas a uma amiga que tinha magoado? Tudo isso são sinais de que você está se tornando uma pessoa cada vez melhor. Diga isso a si mesma sempre que algo bom acontecer.
5. Faça o que gosta.
Busque atividades que considere gostosas: um esporte, um curso de guitarra ou qualquer outra forma de passatempo. Quando fazemos algo que nos diverte e nos faz sentir mais leves, acabamos alcançando bons resultados, e aí nos sentimos mais fortes para encarar desafios maiores.
6. Afaste-se das pessoas que sempre colocam você lá embaixo.
Se a sua amiga de vez em quando pisa na bola, até passa. Mas se ela vive inventando apelidos chatos ou coloca você em situações de humilhação, fuja! Vá atrás de pessoas que mereçam o seu amor e a sua amizade.
7. Cole em quem lhe faz sentir bem.
Já que a regra é ficar na boa e ser feliz, um caminho legal é procurar a companhia de pessoas que realmente têm a ver com você, que demonstrem carinho especial pelos seus sentimentos e idéias. O amor faz bem.
8. Corra o risco de errar.
Tá cheio de menina que morre de medo de beijar porque não sabe direito o que fazer na hora H. Tem também as que não querem namorar porque têm medo de sofrer, se rolar uma separação. Elas não contam com o fato de que, enquanto durar o romance, vão curtir e aprender um monte. É com a experiência que a gente vence os desafios e se prepara para enfrentar outros maiores.
9. Dê menos atenção à opinião dos outros.
Já reparou como a gente perde boa parte da vida tentando impressionar uma galera que nem conhece bem? Sim, porque os amigos de verdade já gostam mesmo da nossa companhia e vai ser difícil estragarmos isso. Que tal começar a colocar as suas idéias e os seus objetivos em primeiro lugar?
10. Ria dos foras.
Com bom humor, o pior tombo do mundo ou a maior bobagem – dita em alto e bom som na classe – ficam do tamanho que são: pequenos e insignificantes. Logo, os outros vão esquecer e, enquanto isso não acontece, ria do seu próprio mico.
11. Tenha objetivos.
Para viver mais feliz com você mesma, trace metas, algumas mais fáceis – como passar de ano na escola – e outras que só vai atingir com o tempo – como fazer um intercâmbio. Se esforçar para alcançar essas coisas, dá um sentido especial à vida.
12. Aceite os elogios.
Quando alguém comenta que o seu tênis é lindo, você diz que “pagou baratinho”? Tente dizer “obrigada” e aceite que merece ser admirada.
13. Converse sobre suas encanações.
Enquanto estamos trancadas no quarto alimentando nossos grilos, nenhuma solução aparece. Mas conversar com uma amiga, com os pais ou mesmo com um psicoterapeuta sobre o que incomoda é dar o primeiro passo para ser ajudada. Peça ajuda a quem confia.
14. Seja flexível.
Você planejou todos os detalhes da sua festa de 15 anos e, de repente, percebeu que não ia rolar como tinha sonhado? Ou esperou semanas para ficar com um menino e achou que nem foi tudo isso? Estar preparada para as mudanças repentinas é a maneira mais fácil de não se frustrar tanto. Acontece e pronto!
15. Não dependa dos outros para ser feliz.
Basta que alguém venha com uma crítica, para a auto-estima ir lá no pé? Aceite simplesmente que ninguém no mundo conseguiu até hoje satisfazer a todos com as suas atitudes. Se puder agradar a si mesma – ou às pessoas que são mais importantes na sua vida – já está de bom tamanho.
16. Divida seus bons sentimentos.
Em vez de cair matando na falha de alguém, elogie algo que ele tem de bom, mande torpedos dizendo o quanto gosta dos seus amigos, escreva para seus pais. Essas pequenas coisas nos fazem sentir muito bem!
17. Tente ser otimista.
Jogue-se na vida, sem pensar duas vezes. Até pinta uma tristezinha de vez em quando, porque nem tudo sai como a gente gostaria. Nesses momentos lembre-se de algo legal, divertido ou mesmo de alguém que ama muito. Assim, as alegrias vêm em dobro.
18. Valorize o que tem de bom.
Faça uma listinha dos melhores amigos, das coisas mais legais que aprendeu, das suas qualidades. Tudo isso ajuda a espantar a baixa auto-estima.
19. Descubra o seu estilo.
Já passou uma tarde em frente ao espelho experimentando roupas, arriscando uns penteados malucos ou um make de festa? É assim que descobrimos o que mais combina com a gente. Faça esse exercício até gostar de verdade do que vê no espelho.
20. Acredite que você merece o melhor.
Se a vida está lhe dando menos do que gostaria, não perca tempo reclamando. Pense em objetivos, que lhe farão mais feliz, e batalhe por eles. Vai ver que, com persistência e dedicação, chegará cada vez mais longe.
Auto-estima lá em cima!
Fazer compras, customizar suas coisas, rir de piadas sem graça, ouvir músicas alegres, beijar, namorar, tudo isso e muito mais, fazem parte do grupo da auto-estima elevada.
Customização
Customizar seu quarto, ou suas roupas, acessórios e etc, pode ser muito divertido, você sabia?
Saia pra abalar!
Sair pra balada, ou até mesmo pra festinha do bairro pode te ajudar muito. Antes de ir, faça um make de arrasar, um roupa super-linda, faça um penteado, e se sinta linda. Se seus pais não deixam você sair, não se tranque no quarto, e começe a chorar. Chame algumas amigas pra dormir na sua casa, e faça uma festa do pijama. Isso também é muito legal, e com certeza vocês vão se divertir muito.
Escute músicas super-pra cima.
Essa pode ser uma super válvula de escape quando seus pais ficam chatos, e não deixam você sair, e nem convidar suas amigas pra ir na sua casa. Coloque um fone de ouvido, e finja que está num show. Isso mesmo! Cante, dance, interprete. É comprovado, eu já fiz isso e ajuda muito.
Se divirta muuuito, com qualquer coisa
Brincar com seu cachorro, escrever, ouvir música, ler um livro, pintar, desenhar, customizar, aprender coisas novas, tocar violão -ou qualquer outro instrumento-, comemorar coisas pequenas, zoar com os amigos. Tudo isso é divertido, e te ajuda a sair do mundo deprê!
0 comentários:
Postar um comentário
♥ Ficarei muito feliz em ler seu comentário e tentarei responder o mais rápido possível! Mas por favor, seja educado, não use palavras ofensivas nem xingamentos.
♥ Não precisa deixar o link do seu blog no fim do comentário, vou clicar no seu perfil.
♥E fica um big bj pra vc! Volte sempre ;)