"Amigas" invejosas

0

   "Amigas" invejosas, como lidar com essas meninas?

Não importa se é na infância, na adolescência  e se é na fase adulta, você vai ter - ou terá - uma "amiga" invejosa. Mas o que fazer para identificar essa vilã? Como evita-lá ? Fique calma, tudo será bem explicado!
 
Falsa é fácil demais de saber. Se quer testá-la, conte a ela algo que não quer que ninguém saiba, e observe, dois dias depois, metade do seu colégio saberá. Se você não quer testá-la, apenas observe, se ela fala mal das pessoas mas perto delas age naturalmente como se fosse amiga, faz isso com você também. Quanto a inveja, ela primeiro vai falar mal de tudo o que você tem, vai dizer que seu sapato novo é brega, que seu corte de cabelo não ficou legal, que você tá gorda, que seu vestido de réveillon não caiu bem e que seu namorado é chato e grudento, mas além de desejar tudo o que criticou, vai pedir emprestado ou comprar igual na primeira oportunidade, além de nunca te elogiar ou te dar força nos momentos de crise.


Identifique a invejosa
• Se você tira uma nota boa num trabalho e ela não, ela não consegue dar parabéns e fica visivelmente incomodada;
• Ela fica chateada se você sai com outra amiga e não a convida;
• Sente-se mal se for tratada da mesma maneira que outras pessoas, pois acha que é mais especial que todo mundo;
• Quando encontra a turma, ela quer ser o centro das atenções e passa por cima de qualquer uma para conseguir isso;
• Ela critica pessoas famosas ou que não conhece;
• Quando você emagrece ou muda o visual, ela é a única que não comenta nada (ou fala com desdém);
• Quando você usa uma roupa legal, logo ela pergunta onde comprou e na semana seguinte aparece com a peça;
• Ela nunca está contente com o que tem e vive reclamando;
• Fica incomodada quando você fala bem de outra pessoa que não ela;
• Não compete se não tiver certeza que vai ganhar.


Se a sua 'amiga' se encaixou nesse perfil, tente se distanciar dela. E se um distanciamento não for possível, evite contar segredos ou planos para a 'amiga da onça'. Para não correr o risco dela contar para todos. Mas não se preocupe, pois como já dizia Napoleão Bonaparte, a inveja é uma declaração de inferioridade!
Nem sempre a pessoa que sente inveja tem consciência de suas atitudes. Conversar sobre o assunto depende do tipo de vínculo e intimidade que você tem com essa pessoa. O mais indicado é não se expor dando informações, que poderão servir posteriormente contra você mesma. Se você sabe que essa pessoa age dessa maneira, será que deve continuar contando sobre suas conquistas?
O que há de negativo na inveja é a rejeição da própria incapacidade de acreditar em ser capaz de também conseguir. Na verdade o invejoso por não se sentir capaz de conseguir o que quer que seja, procura desvalorizar o que o outro consegue, apesar de que nesse caso parece que a pessoa não busca destruir ou desvalorizar suas conquistas, mas sim obter as mesmas coisas que você obtém.